2023
CLAUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO
TÍTULO: Saberes não matemáticos articulados às práticas sociais com modelagem matemática no ensino básico: o caso da educação fiscal na formação de professores.
Orientador(a): Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud
GUILHERME MOTTA DE MORAES
TÍTULO: Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório.
Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes
SAUL RODRIGO DA COSTA BARRETO
TÍTULO: Percurso de estudo e pesquisa: condições e restrições reveladas pelas teses defendidas no Brasil na área da educação matemática de 2011 a 2021.
Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes
2022
ALINE MIRANDA DA SILVA
TÍTULO: Educação matemática e suas teorias em desenvolvimento: perspectivas e articulações, à luz dos programas de pesquisas Lakatosiano.
Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes
2020
RAQUEL SOARES DO RÊGO FERREIRA
TÍTULO: O sistema de numeração decimal na formação de professores dos anos iniciais.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
2019
GILVANA BEZERRA DE SOUSA
TÍTULO: Memória didática na perspectiva narrativa : a história de vida de um professor pesquisador da área de educação matemática.
Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes
GLEISON DE JESUS MARINHO SODRE
TÍTULO: Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
RENATA LOURINHO DA SILVA
TÍTULO: Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
VICTOR HUGO CHACON BRITTO
TÍTULO: Os momentos didáticos e a avaliação formativa.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
2017
DENIVALDO PANTOJA DA SILVA
TÍTULO: A Invariável Prática da Regra de Três na Escola.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
FERNANDO CARDOSO DE MATOS
TÍTULO: Praxeologias e Modelos Praxeológicos Institucionais: O Caso da Álgebra Linear
Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes
FLAVIO NAZARENO ARAUJO MESQUITA
TÍTULO: A prática de ensino como uma trajetória de formação docente do professor de matemática.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA
Alterações e Recombinações Praxeológicas Reveladas por Professores de Matemática do Ensino Básico em Formação Continuada: A Partir de Um Modelo Epistemológico Alternativo para o Ensino da Álgebra Escolar.
Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes
2016
CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNÇÃO
TÍTULO: Práticas com Matemáticas na Educação do Campo: o caso da Redução à Unidade na Casa Escola da Pesca.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
2015
JOSÉ AUGUSTO NUNES FERNANDES
TÍTULO: Ecologia do Saber: o ensino de limite em um curso de engenharia.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
2014
ITAMAR MIRANDA DA SILVA
TÍTULO: A Relação do Professor com o Saber Matemático e os Conhecimentos Mobilizados em sua Prática.
Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves
2013
REGINALDO DA SILVA
TÍTULO: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO-DIDÁTICO DO PROFESSOR DO
MULTISSERIADO: análise praxeológica.
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
2012
ROBERTO CARLOS DANTAS ANDRADE
TÍTULO: A NOÇÃO DE TAREFA FUNDAMENTAL COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO PARA
UM PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
o caso da Geometria Analítica
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra
2011
JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES
TÍTULO: A Prática da Argumentação como Método de Ensino:
O Caso dos Conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas.
Orientador(a): Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud