2023

CLAUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPÍRITO SANTO

TÍTULO: Saberes não matemáticos articulados às práticas sociais com modelagem matemática no ensino básico: o caso da educação fiscal na formação de professores.

Orientador(a): Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud

GUILHERME MOTTA DE MORAES

TÍTULO: Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório.

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

SAUL RODRIGO DA COSTA BARRETO

TÍTULO: Percurso de estudo e pesquisa: condições e restrições reveladas pelas teses defendidas no Brasil na área da educação matemática de 2011 a 2021.

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

2022

ALINE MIRANDA DA SILVA

TÍTULO: Educação matemática e suas teorias em desenvolvimento: perspectivas e articulações, à luz dos programas de pesquisas Lakatosiano.

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

2020

RAQUEL SOARES DO RÊGO FERREIRA

TÍTULO: O sistema de numeração decimal na formação de professores dos anos iniciais.

Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra

2019

GILVANA BEZERRA DE SOUSA

TÍTULO: Memória didática na perspectiva narrativa : a história de vida de um professor pesquisador da área de educação matemática.

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

GLEISON DE JESUS MARINHO SODRE

TÍTULO:  Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa.

Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra

RENATA LOURINHO DA SILVA

TÍTULO: Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

VICTOR HUGO CHACON BRITTO

TÍTULO: Os momentos didáticos e a avaliação formativa.

Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra

2017

DENIVALDO PANTOJA DA SILVA

TÍTULO: A Invariável Prática da Regra de Três na Escola.

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

FERNANDO CARDOSO DE MATOS

TÍTULO:  Praxeologias e Modelos Praxeológicos Institucionais: O Caso da Álgebra Linear

Orientador(a):
Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

FLAVIO NAZARENO ARAUJO MESQUITA

TÍTULO: A prática de ensino como uma trajetória de formação docente do professor de matemática.

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

JOSE CARLOS DE SOUZA PEREIRA

Alterações e Recombinações Praxeológicas Reveladas por Professores de Matemática do Ensino Básico em Formação Continuada: A Partir de Um Modelo Epistemológico Alternativo para o Ensino da Álgebra Escolar.

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

2016

CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNÇÃO

TÍTULO: Práticas com Matemáticas na Educação do Campo: o caso da Redução à Unidade na Casa Escola da Pesca.

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

2015

JOSÉ AUGUSTO NUNES FERNANDES

TÍTULO: Ecologia do Saber: o ensino de limite em um curso de engenharia.

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

2014

ITAMAR MIRANDA DA SILVA

TÍTULO: A Relação do Professor com o Saber Matemático e os Conhecimentos Mobilizados em sua Prática.

Orientador(a):
Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

2013

REGINALDO DA SILVA

TÍTULO: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO-DIDÁTICO DO PROFESSOR DO MULTISSERIADO: análise praxeológica.

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

2012

ROBERTO CARLOS DANTAS ANDRADE

TÍTULO: A NOÇÃO DE TAREFA FUNDAMENTAL COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO PARA UM PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o caso da Geometria Analítica

Orientador(a):
Prof. Dr. Renato Borges Guerra

2011

JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES

TÍTULO: A Prática da Argumentação como Método de Ensino: O Caso dos Conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas.

Orientador(a):
Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud