E-books Gratuitos
Clique no ícone para baixar gratuitamente
Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática: Contribuições para a Educação Matemática
Esta obra, produzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM) da UFPA, homenageia o Prof. Dr. Renato Borges Guerra, precursor do grupo, por suas contribuições à Didática da Matemática, especialmente na Teoria Antropológica do Didático. Além disso, visa divulgar os resultados das pesquisas realizadas pelos membros do GEDIM.
Didática das ciências e da matemática: Desafios relacionados com seus ensinos e suas aprendizagens
Este e-book gratuito visa dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia, apresentando resultados que abordam os desafios do ensino e aprendizagem das didáticas das ciências e da matemática. Composto por 14 capítulos, o livro explora temas contemporâneos em contextos diversos, buscando influenciar o sistema educativo, identificar concepções de ciências predominantes nos professores e promover diálogos sobre atividades acadêmicas multidisciplinares, incluindo inovação, tecnologia, cultura e educação nos níveis Básico e Superior.
Práticas para ensinar, aprender e avaliar em aulas de matemática
Este e-book visa estimular práticas de ensino, aprendizagem e avaliação mais exploratórias, lúdicas, tecnológicas e reflexivas, compartilhando conhecimentos construídos nas oficinas do projeto de extensão "Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais". Coordenado pelo GEMAZ e GEDIM Statistic, com apoio da PROEX e do PPGECM-UFPA, o projeto promoveu a interação entre pesquisadores e professores, fomentando inovações no ensino de matemática.
Linguagem e Ensino de Ciências e Matemática: Perspectivas de Interfaces
Esta coletânea reúne pesquisas da linha "Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências" do Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva (GPPC) da UNISUL. O grupo investiga processos comunicativos na agência humana sob a perspectiva da Teoria da Relevância (Sperber & Wilson) e da Conciliação de Metas (Rauen), promovendo diálogos interdisciplinares com a Semiótica de Peirce e os Registros de Representação Semiótica de Duval. Com a participação de pesquisadores da UNISUL, UFSC, IFSC, UNIBAVE e SENAC, a coletânea destaca interfaces entre linguagem, ensino e aprendizagem de matemática e ciências.
Livros disponíveis para venda
Clique no ícone para comprar seu exemplar
PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: fundamentos teórico-metodológicos para a formação Volume 1
Esta obra, em dois volumes, apresenta pesquisas baseadas na Teoria Antropológica do Didático (TAD), de Yves Chevallard, que insere a Didática das disciplinas no campo da antropologia, com foco nas praxeologias matemáticas. Explorando o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e o PEP para a Formação de Professores (PEP-FP), discute avanços no ensino e na formação de professores de Matemática. A obra reúne contribuições nacionais e internacionais, destacando a relevância da TAD para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática.
Autores: Saddo Ag Almouloud - Renato Borges Guerra - Luiz Marcio Santos Farias - Afonso Henriques - José Messildo Viana Nunes (Orgs.)
PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: Fundamentos teórico-metodológicos para a formação Volume 2
Esta obra, em dois volumes, apresenta pesquisas baseadas na Teoria Antropológica do Didático (TAD), de Yves Chevallard, que insere a Didática das disciplinas no campo da antropologia, com foco nas praxeologias matemáticas. Explorando o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e o PEP para a Formação de Professores (PEP-FP), discute avanços no ensino e na formação de professores de Matemática. A obra reúne contribuições nacionais e internacionais, destacando a relevância da TAD para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática.
Autores: Saddo Ag Almouloud - Renato Borges Guerra - Luiz Marcio Santos Farias - Afonso Henriques - José Messildo Viana Nunes (Orgs.)
Fundamentos da Didática da Matemática 2ª Edição Revisada e Ampliada
A Didática da Matemática é vista como uma ciência que tem por objeto investigar os fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem da Matemática, e o estudo de condições que favorecem a sua aquisição pelos alunos. Sendo assim, neste volume, apresentamos uma reflexão sobre os principais modelos teóricos da escola francesa, bem como algumas articulações entre eles.
A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: Princípios e Fundamentos.
Este livro insere-se na Didática da Matemática desenvolvida na escola francesa, entendida como a ciência que estuda situações e condições que favorecem a aprendizagem de conceitos matemáticos. A obra discute a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1999), que representa uma evolução da Teoria da Transposição Didática, incorporando a Didática ao campo da Antropologia. A TAD analisa organizações praxeológicas didáticas voltadas ao ensino e à aprendizagem de estruturas matemáticas, destacando sua relevância para a Didática das Ciências e Matemática.
Etnomatemática, Etnociência e Etnocultura
O livro Etnomatemática, Etnociência e Etnocultura tem como foco principal as investigações, as práticas e os debates no âmbito da relação entre Etnomatemática, Etnociência, e Etnocultura para o ensino da Matemática e o seu arrolamento às demais áreas do conhecimento para os diversos níveis da Educação.